Fabio Lopez's profile

180 anos do olho de boi

Olho de Boi é o apelido do primeiro selo postal brasileiro, criado em 1843, e um dos primeiros selos postais do mundo. Os impressos, encomendados pelo imperador do Brasil Dom Pedro II, traziam os valores de 30, 60 e 90 réis em numerais decorados, aplicados sobre um fundo elíptico escuro, preenchido com arabescos concêntricos (veja abaixo). 

São peças de elevado valor cultural e comercial, e possuem grande importância para a pesquisa histórica do design gráfico brasileiro, sendo um impresso emblemático dos primeiros anos do Brasil Império. O selo é um ícone para a filatelia mundial, e constantemente é relembrado e revisitado pelos Correios para celebrar o dia nacional da filatelia.
Em maio de 2023, eu fui convidado pelos Correios para criar uma emissão em comemoração aos 180 anos do Olho de Boi, minha 5a colaboração para o design filatélico brasileiro. A emissão foi produzida com cores especiais, e propõe um diálogo entre a tradição do impresso histórico e um design gráfico contemporâneo, com paleta cromática vibrante e tipografia bastante presente.
Os numerais, com seus clássicos ornamentos encaracolados ou bipartidos, foram recriados digitalmente no intuito de homenagear e mencionar o impresso original. O restante do selo constitui uma reinterpretação simplificada dos elementos gráficos do Olho de Boi, contemplando ainda informações de origem e ano em destaque, bem como o tema do selo e o porte da carta.
folhas com 12 selos de cada valor da emissão: cores brilhantes e elevado contraste cromático.
O carimbo proposto para o primeiro dia de circulação, data em que o selo é obliterado de forma a celebrar seu lançamento, emula um dos tipos de carimbo mais comuns utilizados na época do império. A configuração da data é muito pouco usual, transformando-se quase em um jogo de decodificação: uma citação visual que também funciona como convite para aprender mais sobre o impresso histórico e seus detalhes.
o carimbo de primeiro dia de circulação é uma citação ao cancelamento original do século XIX 'Correio Geral da Corte'.
Outras experiências desenvolvidas para essa proposta me agradaram bastante, embora não tenham sido escolhidas pelos gestores do projeto para serem desenvolvidas e implementadas. Abaixo, uma experiência brincando com os valores originais do Olho de Boi e a escala do impresso: o selo dentro do selo (30), o selo em escala normal (60) e o selo extrapolando o impresso (90). Nessa proposta os selos se diferenciavam mais individualmente, enquanto cores e informações tipográficas integravam a emissão.​​​​​​​
bastidores de projeto: experiências gráficas não selecionadas pelos gestores do projeto também merecem ver a luz do sol. ;-)
Em todos o caminhos, aprovados ou não, eu proponho a valorização da tipografia como elemento protagonista do impresso, e não mero detalhe ou legenda de apoio. Confie nas letras. :-)

Obrigado pela atenção e colecionem design!
detalhamento técnico

Dimensão dos selos: 30mm x 40mm.
Folha com 12 selos: 110mm x 200mm.
Valor facial: 1º Porte da Carta (30), 2º Porte da Carta (60) e 3º Porte da Carta (90)
Tiragem: 72.000 unidades cada mini folha.
Impressão: Casa da Moeda do Brasil.
Processo de Impressão: offset + tintas especiais.
Papel: couché gomado.
Picotagem: 12 x 11,5.
1º dia de circulação: 1º de agosto de 2023, Brasília/DF, Ribeirão Preto/SP e Recife/PE.
Gestor da emissão: Rosângela Rodrigues da Rocha.

Fabio Lopez é carioca, designer e mestre pela ESDI /UERJ e professor da PUC-Rio. Entende o design como um poderoso instrumento de produção cultural e discussão política, e atua como profissional independente em projetos de tipografia, sinalização, identidade visual, moda e ilustração. É autor do projeto mini Rio, homenagem e extenso exercício de representação visual que resultou na criação de mais de 200 pictogramas e padronagens sobre sua cidade. É autor dos projetos War in Rio, Bando Imobiliário Carioca e Batalha na Vala - tríade de paródias que aborda o tema da violência urbana no Rio de Janeiro. É responsável pelo logotipo que integra as marcas Olímpica e Paralímpica Rio 2016, e desenvolveu a identidade visual do CCD - Centro Carioca de Design, órgão de fomento vinculado à prefeitura do Rio. Em 2017 criou o Emblema do Patrimônio Cultural Brasileiro em concurso organizado pelo IPHAN, e desenvolveu o projeto de redesign da identidade visual do Clube de Regatas do Flamengo, seu time do coração. Desenvolveu projetos de pictogramas de serviço para o Canal Futura (2019) e para o Grupo Hortifruti / Natural da Terra (2020), bem como outros trabalhos autorais nesse campo. Atualmente integra o conselho curador da Bienal Latino-Americana de Tipografia Tipos Latinos, após ter sido jurado e coordenador da mostra entre 2010 e 2014. Pesquisa design filatélico e desenvolveu 5 emissões postais para os Correios do Brasil. Em 2018 publicou o jogo de cartas Design Against Humanity, versão temática de Cards Against Humanity. Propôs e desenvolveu o projeto de redesign e criação de identidade visual para a PUC-Rio, umas das maiores universidades privadas do Brasil. Já fez fonte, cartaz, site, livro, estampa, ilustração e vandalismo - e acredita que qualquer tema pode render um bom projeto. É palestrante, consultor e escreve coisas estranhas.
180 anos do olho de boi
Published:

Project Made For

180 anos do olho de boi

Published: